Ator
[10 / 01 / 1939 <==> 12 / 02 / 1976]
Salvatore Mineo Jr., mais conhecido pelo público como "Sal Mineo", foi um ator norte americano de origem italiana, lembrado por sua participação em filmes de TV e cinema, e também por ser o primeiro ator que assumiu publicamente a sua homossexualidade.
Filho de pais sicilianos, Sal Mineo nasceu no bairro do Bronx em Nova York.
Aos oito anos de idade, Sal Mineo já era considerado um bandido e foi regularmente expulso de todas as escolas do distrito.
Sua mãe, tentando mantê-lo longe dos amigos "maus", o matriculou em uma escola de dança.
Foi um verdadeiro desastre para o jovem Sal, que teve a marca de "maricas" (bicha) pelos valentões do bairro.
Para negar as más línguas, Mineo entrou para o esporte e logo se tornou um verdadeiro campeão de futebol.
Para tornar-se ainda maior aos olhos de seus companheiros, deu ao time $ 5.000, resultado de um roubo à uma casa funerária onde seu pai trabalhava.
Ele foi descoberto e o juiz, por causa de sua pouca idade, apenas 10 anos de idade, ofereceu-lhe duas opções: ser trancado em um centro de reabilitação ou se inscrever em uma escola de atores aspirantes.
Naturalmente Sal Mineo
escolheu a segunda opção.
Sal Mineo freqüentou a escola por apenas um ano, e desde a idade de 11 anos ele já era capaz de atuar em um palco.
Desde então ele começou sua carreira.
Com apenas 16 anos, ele chegou a Hollywood em 1955 e foi escolhido para desempenhar o papel de "Platão" em "Rebelde sem Causa" ao lado de James Dean.
Então Sal Mineo escolheu a segunda opção, e tempos depois teve sua primeira aparição em "The Rose Tattoo "(1951), na Broadway.
A partir de 1951, começou a aparecer também na TV.
Mineo fez várias aparições na televisão antes de fazer sua estréia no cinema em 1955 no filme "Pevney Joseph Six Bridges to Cross", sendo que ele conseguiu o papel no lugar de Clint Eastwood.
Seu primeiro grande sucesso veio em "Juventude Transviada" filme estrelado por James Dean.
No filme, Mineo fez o papel de Platão, um jovem problemático.
Seu desempenho resultou em uma indicação Oscar de melhor ator coadjuvante, e logo sua popularidade subiu abruptamente; o biografo Paul Jeffers contou que Mineo recebeu milhares de cartas de jovens fãs do sexo feminino, foi assediado por elas em aparições públicas e ainda escreveu "Ele namorou as mulheres mais bonitas de Hollywood e Nova York."
Até o final dos anos 1950 o ator era uma celebridade, por vezes referido como o "Switchblade Kid", um apelido que ele ganhou de seu papel como um criminoso no filme "Crime nas Ruas".
Em 1957, Mineo fez uma breve incursão na música pop gravando um punhado de canções e um álbum.
Dois de seus "singles" chegaram no Top 40 nos Estados Unidos, Billboard Hot 100.
O single mas popular, "Start Movin", alcançou a posição # 9 na Billboard's pop.
Ele vendeu mais de um milhão de cópias e foi premiado com um disco de ouro.
Sal Mineo atuou como o baterista "Gene Krupa", no filme "The Gene Krupa Story", dirigido por Don Weis e estrelado ainda por Susan Kohner, Darren James e Oliver Susan.
Em 1960 estrelou Exodus, como um emigrante judeu, pelo qual ganhou um Globo de Ouro de melhor ator-coadjuvante, e recebeu pela segunda vez uma indicação ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante.
Assumidamente gay, Sal Mineo gerou muita polêmica por onde frequentava, inclusive por ter tido casos homossexuais com atores de Hollywood, como Bobby Sherman, um ídolo teen dos anos 60.
Chegando em casa depois de um ensaio em 12 de fevereiro de 1976, Mineo foi assassinado com uma facada no peito no beco atrás do prédio de apartamentos onde morava em West Hollywood, Califórnia, por Lionel Ray Williams, em um assalto. Ele tinha 37 anos.
O assassino, Lionel Ray Williams foi preso e condenado à prisão perpétua pelo crime.
Mineo foi esfaqueado apenas uma vez, mas a lâmina da faca atingiu seu coração, levando à imediata e fatal hemorragia interna.
Existem cogitações de que na realidade, o assassinato de Sal Mineo envolvia homossexualidade e drogas, e não um simples assalto, como comentado oficialmente.
Um dos indícios, foi que a carteira de Sal Mineo foi encontrada ao lado do corpo com todos os documentos e o dinheiro que ele carregava.
Se fosse um assalto, porque o ladrão não levou o dinheiro?
Embora Lionel Ray Williams tenha confessado o crime, muitas pessoas não acreditam que ele foi o assassino de Sal Mineo, gerando um grande mistério em torno de sua morte.
Causa da Morte:
Sal Mineo morreu em 12/02/1976, com 37 anos de idade nos fundos do prédio de apartamentos onde morava em West Hollywood - Nova York, devido à perfuração de corte com faca, gerando hemorragia interna, em um assalto.
Sepultamento:
O corpo de Sal Mineo foi enterrado no cemitério "Gate of Heaven Cemetery" - Hawthorne - Westchester County - New York - USA.
Local: PLOT 211. SEC 2.
Coordenadas GPS (Latitude / Longitude) (Sepultura):
[34° 3'12.90"N / 118°32'29.70"W]
[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
__________________________________________________________
Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
__________________________________________________________